50 Jornalists to be tried for revealing details of the Case "Casa Pia"
IMPRENSA ESTÁ DEBAIXO DE FOGO
Casa Pia: mais de 50 jornalistas constituídos arguidos
Numa iniciativa sem precedentes em Portugal, o Ministério Público (MP) está a ouvir mais de meia centena de jornalistas de praticamente todos os grandes órgãos de Comunicação Social nacionais. Para já são 53 profissionais – distribuídos por 11 redacções – que estão para ser ou já foram ouvidos pelo procurador-geral adjunto Domingos de Sá, todos pelo mesmo motivo: alegada violação do segredo de Justiça devido às notícias que assinaram sobre o processo Casa Pia.
O CM soube ainda que MP alega que a investigação do caso de pedofilia foi prejudicada com a cobertura noticiosa e pondera pedir indemnizações aos órgãos de Comunicação Social, numa atitude também sem precedentes. Não começou agora o processo do MP para apurar o desrespeito pelo segredo de Justiça junto da Imprensa portuguesa, e tentar assim pressionar os jornalistas a revelarem as suas fontes quebrando o sigilo profissional. No início do ano o procurador-geral da República, Souto Moura, chamou Domingos de Sá do Tribunal de Trabalho da Maia para o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, especificamente para o inspector encabeçar o processo
(www.correiomanha.pt)
The jornalists seem to have a huge bulls-eye pasted to their backs. Should Jornalists be forced to reveal their sources when a crime has been comitted, or when their sources have comitted crimes by revealing information?
UM PROCESSO SUMÁRIO
Durante muito tempo não se investigou e não se quis investigar dentro de casa, logo, torna-se mais fácil fazer uma investigação se o emissário final por punido”, o que leva à existência de um cenário novo “já que antes assobiava-se para o lado”. A explicação é de Carlos Pinto de Abreu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (CDHOA), questionado sobre a responsabilização dos jornalistas pela publicação de informações fornecidas por terceiros.
(www.correiomanha.pt)
No comments:
Post a Comment