Contributors

Other

Listed on BlogShares

Add This

AddThis Social Bookmark Button

04 February 2005

Algumas Ideias sobre a Politica Portuguesa.

1)Estou muito preocupado com a falta de medidas concretas apresentadas pelos partidos nesta campanha eleitoral. Como muitas vezes referido, não basta dizer o que vai mudar, é necessário dizer como vai mudar. Dizem que vão pôr a economia a crescer, vão diminuir em X números de desempregados, vão melhorar a saúde, vão corrigir as desigualdades entre litoral e interior, etc. mas poucas vezes explicam como vai ser feito. Infelizmente isto também é notado noutros países além do nosso.

2) O sistema de eleições precisa de mudar. Quero votar num deputado para a Assembleia da República. Não consigo entusiasmar-me com a ideia de votar numa lista! Quem é o meu representante? Círculos uninominais já! Isto também devia abrir a porta a mais independentes a concorrerem à Assembleia da República. Deve haver uma responsabilização directa do deputado pelos eleitores que o elegerem.

3) É necessário mudar o funcionamento da Assembleia da República. A substituição de deputados deve ser proibida. No caso de um deputado deixar a Assembleia da República deve haver eleições no seu círculo para eleger um novo deputado. Cada deputado também devia ter a liberdade de votar pela sua própria consciência, independentemente da cor política e do sentido de voto do partido.Quantas vezes num mandato, o deputado é visto no seu círculo a falar com os seus eleitores?

4) Um dos grandes males da nossa política é o número de promessas feitas pelos políticos, para serem eleitos, que acabam por nunca serem cumpridas. A falta de verdade na política está a destruir a crença do eleitorado nos seus políticos.

No comments: