Contributors

Blog Archive

Other

Listed on BlogShares

Add This

AddThis Social Bookmark Button

14 October 2004

A Verdade e A Politica

Parece-me claro que, cada vez mais os políticos são os donos da “verdade”. Ainda mais que isso, cada politico é o dono da sua verdade! O que se passa na política estrangeira também acontece aqui em Portugal: os “factos” citados contradizem os “factos” que são citados…

Raramente são mentiras. Em vez disso, são erros de omissão, falácias de lógica e ocultação do que não convêm. Isto acontece dos dois lados do espectro político. Promessas não faltam enquanto a verdade é refém da vontade. Sinto arrepios ao ouvir debates políticos que nada servem, nada acrescentam e nada constroem; com os governos cada vez mais frágeis e as oposições cada vez mais obcecadas pelo "bota a baixo". Aonde andam as propostas alternativas e construtivas? Porque, não basta dizer que está mal sem dar alternativas para melhorar. Dizer o que está mal é trabalho da comunicação social e da crítica do próprio povo. Dizer como pode ser melhorado é o trabalho dos políticos.

Parece-me também ser óbvio que, cada vez mais os melhores profissionais evitam a todo o custo a vocação de ser político. Essa vocação desce, de uma das vocações mais nobres a um dos vícios mais perigosos.

2 comments:

mfc said...

É pena que assim seja

MJ said...

Sim, é lamentável o cenário que desenhas. No entanto, esses melhores profissionais não entram na política, porque querem ordenados chorudos. Sendo a política um serviço público, é incompatível com as ideias simplistas de "ganhar a vida" ou "ficar rico". Só os mediocres é que pensam assim. Os verdadeiros "melhores" profissionais com vocação para serem políticos encaram a política com autêntico patriotismo e serviço público, e não se importam de durante uns anos ganhar menos, por força das suas convicções.